sexta-feira, dezembro 21, 2012

Dicas úteis...

A minha aprendizagem no origami tem sido muito solitária, não conheço muitas pessoas que o façam na cidade onde moro, e isto acaba por ser uma barreira no meu desenvolvimento nas dobras. As poucas vezes que me encontrei com outros origamistas sinto que aprendo muito com eles, têm maneiras de "ver" e interpretar esquemas, diferentes da minha e também gosto do facto de partilharmos conhecimentos e de dar umas boas gargalhadas! Quando comecei a querer evoluir nas minhas dobras, comecei a "cuscar" os bolgs sobre origami e a escolher aqueles que mais se identificam comigo e através desses post fui guardando dicas.

- Ler bem o esquema antes do executar e se existirem passos meio estranhos tentar procurar na net alguma explicação que ajuda a decifrar esse passo. Eu já pedi ajuda a várias pessoas e elas foram 5 estrelas;).

- Dobrar o modelo numa folha grande, permite trabalhar melhor o modelo e termos uma visão do que vai acontecendo á medida que dobramos.

- Por fim, escolher o papel adequado ao modelo, assim como as cores a conjugar no caso de modelares e enfeites que queiramos usar. Podem haver 2 trabalhos lado a lado, o mesmo modelo e um cativa a pessoa e outro não... Depende de quem dobra, do que sentimos, do material que utilizamos...

- Há uma dica que para mim é ouro e eu uso-a bastante... Quando não consigo passar aquele passo, e dobro e volto a dobrar e nada feito... Agarro no modelo e no esquema e vão para uma caixa onde tenho os modelos por acabar... Mais tarde voltarei à caixa e aquele esquema ou passo que parecia indecifrável acaba por sair sem grandes dificuldades. Nunca deite um origami que não conseguiu dobrar e que realmente o queira fazer, guarde-o, pode ser que na próxima tentativa tenha mais sorte!

Faltou uma coisa importante: haja paciência... Sem ela nada feito!

1 comentário:

Norberto Kawakami disse...

Ok! Tarefa cumprida!