quarta-feira, dezembro 05, 2012

Papeis e afins…

Sempre gostei de trabalhos manuais e em especial de fazer coisas com papeis… Gosto de mexer no papel, sentir a textura e de os coleccionar (o rapaz cá de casa diz que é mais juntar lixo). Por casa é possível encontrar papeis, escondidos, por tudo que é sitio: gavetas, armários, prateleiras, caixas e caixinhas. Todos os sítios são bons para guardar papelitos e outros artigos para decoração e enfeite. Já nem falo das fitas, dos brilhantes, das contas em madeira, dos sinos de vários tamanhos e cores, colas, canetas de relevo, tesouras de vários cortes, dos tecidos… sei lá!
 
Não me lembro qual foi o meu primeiro origami… Será que foi o “quantos queres?, ou o moinho de vento? Ou a casinha que eu tanto fiz e desenhei janelas e portas… com vasinhos a decorar o passeio e trepadeiras a subir pelas paredes… ou o barco acompanhado da canção:

Que linda falua,
que lá vem, lá vem,
é uma falua,
que vem de Belém.

Vou pedir ao Senhor Barqueiro
que me deixe passar,
tenho filhos pequeninos
não os posso sustentar.
 
Passará, não passará,
mas algum deles ficará,
se não for a mãe à frente,
é o filho lá de trás.

Mas lembro-me do primeiro kusudama que fiz: Morning Dew e foi a primeira foto que coloquei quando iniciei o blog.

Fazer módulos e depois junta-los e no final obter uma figura agradável à vista foi um pouco difícil. A técnica para os juntar teve de ser aperfeiçoada e depois a montagem e enfeites igualmente trabalhados… Mas com o tempo outros kusudamas foram aparecendo e hoje são uma boa opção para eu presentear amigos e menos difíceis de decifrar!

Continuo a dobrar, não tanto como gostava, pois as 2 criançinhas cá de casa ocupam bastante o meu tempo “supostamente” livre e à noite a única mesa livre é a da cozinha e nem sempre apetece-me ir dobrar sozinha para a cozinha. O quarto da miudagem tem uma bancada enorme e que é muitas vezes invadida pela mãe e eu também muitas vezes de lá corrida!

Em relação aos meus filhotes… Sim, também partilham o meu gosto pelos trabalhos manuais e para este Natal fizemos em conjunto o nosso Rudolfo que se encontra à porta da nossa casa… em cartão e feito com muita diversão!



Boas dobras e desdobras... e festas felizes!
 

4 comentários:

Norberto Kawakami disse...

Beleza?
Só faltou colocar uma foto no texto do 1º origami - o Morning Dew. Essa foto do Rudolf, infelizmente não vale porque não é origami, né?

abraço

Pirolitos disse...

Olá Norberto, No texto está o link com o primeiro post e tem a foto do kusudama... Mas já me diverti... por isso já valeu;)

Norberto Kawakami disse...

Odete,
beleza?
Caso você queira, coloque a foto do Mornign Dew no final do post. Assim, fica com a tarefa cumprida...

abraço

Pirolitos disse...

"prontes"... tarefa cumprida;)
Bjs,
Odete