sexta-feira, dezembro 21, 2012

O meu estilo preferido

Origami é paixão, é hobby e principalmente é o MEU tempo. O meu momento de descontração, de divertimento, de prazer... Nunca faço origami por obrigação, daí nunca ter levado muito a sério quando me dizem que o blog deveria ser uma maneira de vender origami. Não quero ter nenhum compromiso e como tal não tenho nenhum estilo preferido. Nunca me debrucei sobre alguma técnica ou estilo. Adoro fazer caixas porque lá dentro escondem surpresas, adoro fazer flores para colocar na lapela do casaco ou enfeitar uma porta de frigorifico, adoro fazer kusudamas para espalhar alegria nas casas dos meus amigos, adoro dobrar figuras em notas de dollar e fazer quadros com eles, adoro fazer figurinhas e decorar um cartão de aniversário/agradecimento/natal... Não sou muito de modulares, fazer um módulo vezes sem conta não faz o meu género e também ainda não aventurei no origami tessellations porque só de pensar em tantas dobras até fico arrepiada! No entanto adoro esse estilo.
São muitos os origamistas que eu gosto e admiro, mas como estou a participar num desafio no Brasil vou citar 3 que eu me identifico e adoro o trabalho deles.

Evinha Duarte - Super descontraida e de bem com a vida. Adoro a maneira como conjuga as cores, a composição dos seus kusudamas e os textos que escreve. Os trabalhos dela são únicos! Demonstra ser uma pessoa muito feliz e super bem disposta... Gosta de cerveja... como eu;)
Falk Brito - Fala de amor constantemente e a vida sem amor não é vida. Os seus trabalhos são simples mas de uma delicadeza linda. O seu trabalho faz-me sonhar e acreditar na paixão. Adoro as pequenas frases que acompanham os seus trabalhos.
Tico - Tem montes de informações interessantes e dicas. Adoro a forma como escreve e o seu sentido de humor. Identifico-me um pouco como ele... sem eira nem beira e sem compromisso com algum estilo. Simplesmente dobra o que lhe apetecer!
E não podia deixar de mencionar o Norberto Kawakami que tem sido uma grande ajuda no meu percurso, procuro e encontro muita informação no seu blog e é um dos que visito regularmente e sem ele não estaria aqui a escrever os últimos post que tenho aqui colocado.

Dicas úteis...

A minha aprendizagem no origami tem sido muito solitária, não conheço muitas pessoas que o façam na cidade onde moro, e isto acaba por ser uma barreira no meu desenvolvimento nas dobras. As poucas vezes que me encontrei com outros origamistas sinto que aprendo muito com eles, têm maneiras de "ver" e interpretar esquemas, diferentes da minha e também gosto do facto de partilharmos conhecimentos e de dar umas boas gargalhadas! Quando comecei a querer evoluir nas minhas dobras, comecei a "cuscar" os bolgs sobre origami e a escolher aqueles que mais se identificam comigo e através desses post fui guardando dicas.

- Ler bem o esquema antes do executar e se existirem passos meio estranhos tentar procurar na net alguma explicação que ajuda a decifrar esse passo. Eu já pedi ajuda a várias pessoas e elas foram 5 estrelas;).

- Dobrar o modelo numa folha grande, permite trabalhar melhor o modelo e termos uma visão do que vai acontecendo á medida que dobramos.

- Por fim, escolher o papel adequado ao modelo, assim como as cores a conjugar no caso de modelares e enfeites que queiramos usar. Podem haver 2 trabalhos lado a lado, o mesmo modelo e um cativa a pessoa e outro não... Depende de quem dobra, do que sentimos, do material que utilizamos...

- Há uma dica que para mim é ouro e eu uso-a bastante... Quando não consigo passar aquele passo, e dobro e volto a dobrar e nada feito... Agarro no modelo e no esquema e vão para uma caixa onde tenho os modelos por acabar... Mais tarde voltarei à caixa e aquele esquema ou passo que parecia indecifrável acaba por sair sem grandes dificuldades. Nunca deite um origami que não conseguiu dobrar e que realmente o queira fazer, guarde-o, pode ser que na próxima tentativa tenha mais sorte!

Faltou uma coisa importante: haja paciência... Sem ela nada feito!

Compartilhar..

 Se há alguém que adora dar, sou eu… A minha família, amigos, colegas, todos eles são brindados com os meus origamis e outros miminhos… Não sou muito de guardar os origamis, assim que os faço e se estão “apresentáveis” ofereço a alguém. Gosto muito de ter em casa, de reserva, uma caixinha com alguns miminhos para dar, assim como uma rosa kawasaki, um jogo, uma caixa, um íman, um kusudama… E são já vários os clientes que levam para a sua terra um origami meu. Um dos últimos que ofereci foi uma caixa que tem como tampa uma rosa. Depois de treinar em papel de fotocópia, resolvi testar num papel artesanal e não é que ficou lindona!

Foi oferecido a uma colega de trabalho e hoje divertimo-nos com este desafio.

Para quem desejar dobrar a caixa aqui vai o video Origami Valentines Box

Entretanto passei por alguns departamentos e olhem o que encontrei…


quinta-feira, dezembro 20, 2012

Porque eu blogo sobre Origami?

A segunda tarefa pedida do Desafio origami 2012 é a de escolhermos 3 publicações que mais gostamos do nosso blog. Assim revi os meus posts (que infelizmente não são tantos como gostaria) e fiz as seguintes escolhas:

1000 tsurus pela Paz

Este projecto foi realizado no ATL do infantário de Santo Amaro durante o ano escolar e também durante as férias grandes. Nestes meses foram realizados muitos trabalhos em Origami e o ponto alto foi a largada dos balões, ficando registado o nosso pedido de paz ao mundo no imenso céu azul que estava nesse dia.

Full rigged ship de Patricia Crawford

Todos os anos temos a troca de prendas no local onde trabalho, a prenda deverá ser feita por nós e há sempre grandes revelações. Vive-se nesta altura um momento de cumplicidade entre colegas que se juntam e que se ajudam, com ideias e sugestões, na elaboração das prendas. Tento sempre fazer uma prenda que se identifique com o colega a quem vou oferecer e nem sempre é origami. O barco representa a Marina de Lagos, o  meu local de trabalho desde 1996, e a pessoa que o recebeu é o nosso administrador e também velejador.

Amor
 
Este post representa os meus pais e os valores que eles me transmitiram ao longo destes anos. Quando era pequena pedi muitas vezes ao meu pai para me recitar este poema de Luís Vaz de Camões e sempre que me lembro dele é impossível não sentir uma felicidade interior e conforto!
 
 
E respondendo à pergunta inicial eu digo: Porque ADORO fazer Origami e os papeis estão sempre presentes na minha vida. Origami faz parte de mim!
  

quarta-feira, dezembro 05, 2012

Papeis e afins…

Sempre gostei de trabalhos manuais e em especial de fazer coisas com papeis… Gosto de mexer no papel, sentir a textura e de os coleccionar (o rapaz cá de casa diz que é mais juntar lixo). Por casa é possível encontrar papeis, escondidos, por tudo que é sitio: gavetas, armários, prateleiras, caixas e caixinhas. Todos os sítios são bons para guardar papelitos e outros artigos para decoração e enfeite. Já nem falo das fitas, dos brilhantes, das contas em madeira, dos sinos de vários tamanhos e cores, colas, canetas de relevo, tesouras de vários cortes, dos tecidos… sei lá!
 
Não me lembro qual foi o meu primeiro origami… Será que foi o “quantos queres?, ou o moinho de vento? Ou a casinha que eu tanto fiz e desenhei janelas e portas… com vasinhos a decorar o passeio e trepadeiras a subir pelas paredes… ou o barco acompanhado da canção:

Que linda falua,
que lá vem, lá vem,
é uma falua,
que vem de Belém.

Vou pedir ao Senhor Barqueiro
que me deixe passar,
tenho filhos pequeninos
não os posso sustentar.
 
Passará, não passará,
mas algum deles ficará,
se não for a mãe à frente,
é o filho lá de trás.

Mas lembro-me do primeiro kusudama que fiz: Morning Dew e foi a primeira foto que coloquei quando iniciei o blog.

Fazer módulos e depois junta-los e no final obter uma figura agradável à vista foi um pouco difícil. A técnica para os juntar teve de ser aperfeiçoada e depois a montagem e enfeites igualmente trabalhados… Mas com o tempo outros kusudamas foram aparecendo e hoje são uma boa opção para eu presentear amigos e menos difíceis de decifrar!

Continuo a dobrar, não tanto como gostava, pois as 2 criançinhas cá de casa ocupam bastante o meu tempo “supostamente” livre e à noite a única mesa livre é a da cozinha e nem sempre apetece-me ir dobrar sozinha para a cozinha. O quarto da miudagem tem uma bancada enorme e que é muitas vezes invadida pela mãe e eu também muitas vezes de lá corrida!

Em relação aos meus filhotes… Sim, também partilham o meu gosto pelos trabalhos manuais e para este Natal fizemos em conjunto o nosso Rudolfo que se encontra à porta da nossa casa… em cartão e feito com muita diversão!



Boas dobras e desdobras... e festas felizes!